quarta-feira, 17 de junho de 2009

Gnocchi verdes

Quando era miúda, ainda sem saber ler, adorava folhear os livros de receitas da minha mãe. Escolher o menú para o fim-de-semana.
Uma das receitas a que eu deitava sempre o olho era à dos Gnocchi verdes. Um prato de um estranho verde era o suficiente para me despertar a atenção, embora eu em miúda ser muito má boca e detestar "verdes".
Por alguma estranha razão (talvez a aversão infantil a espinafres), só hoje decidi experimentar esta receita. Um sonho de miúda concretizado ? :P



Ingredientes:

400g de espinafres (usei nabiças)
250g de requeijão
2 ovos
25g queijo ralado (usei parmesão)
sal e pimenta
125g de farinha
100g manteiga

Modo de preparação:

Levar os espinafres a cozer durante 10 minutos. Escorrer e espremer para retirar bem a água. Picar os espinafres finamente e juntar ao requeijão. Envolver bem e juntar um ovo inteiro e uma gema, o queijo ralado e sal e pimenta.
Misturar bem. Adicionar a farinha e amassar até obter uma massa que não agarre. Dividir a massa em bcados e deixar descansar , tapada, durante uma hora.
Formar com a massa rolos com um dedo de espessura e cortar pedaços com 2 cm de comprimento.
Escalfar a massa, em pequenas porções, durante cerca de 8 minutos. Nesta parte é preciso ter atenção porque se cozerem demais acabam por se desfazer. Por isso atenção à cozedura!
Salpicar os gnocchi com manteiga derretida e queijo.

Deliciem-se!

Su

Sem comentários:

Enviar um comentário