domingo, 5 de julho de 2009

Panquecas de requeijão com calda de açucar, hortelã e cardamomo

Ver programas na tv de culinária é algo que me aborrece tremendamente... até mesmo o querido Jamie Oliver é incapaz de me prender em frente ao televisor.
No entanto a excepção é o "Everyday Food", adoro a forma como fazem parecer tudo tão simples. No site http://www.pbs.org/everydayfood/ poderão encontrar variadas receitas, todas elas fabulosas e simples. Esta é uma delas : panquecas de requeijão.



Ingredientes:

Panquecas

180g de farinha
1 c.sopa de açucar
3/4 c.chá de fermeto
1/4 c.chá de bicarnonato de sódio
170g de requeijão
2 claras
160ml de leite ( eu prefiro a massa mais fluída e por isso fui acrescentando mais leite para além do indicado na receita até obter a consistência pretendida)
1/2 c.chá de extrato de baunilha
5 c.chá de óleo

Calda:

açucar q.b.
água q.b.
2 pés de hortelã
4 sementes de cardamomo moídas

Modo de preparação:

Misturar a farinha, o açucar, o fermento, o bicarbonato de sódio. De seguida juntar o requeijão, o leite , as claras e a baunilha.
Fritar pequenas porções numa frigideira bem quente com o óleo. Quando se formarem furinhos na superficie virar a panqueca para fritar do outro lado.

Para acompanhar estas belíssimas panquecas optei por uma calda de açucar. Para lhe dar graça decidi juntar um pouco de hortelã e as sementes de cardamomo moídas. Ficou óptima a calda. Muito fresca!

Deliciem-se!

Su

4 comentários:

  1. Eu cá adoro ver programas de culinária e o Jamie hehe... Esse de q falas nunca vi... Panquecas mto raramente como... eu é mais crepes... Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Quando era pequena estava sempre a torcer para ficar doente só para poder passar as manhãs deitada no sofá de casa da minha avó, a ver com ela os programas de culinária da manhã.

    Depois disso desliguei-me completamente da culinária e só mais tarde fiquei viciada no programa das "two fat ladies"...era fantástico!

    Não sou fã do Jamie Oliver.
    Há certas situações polémicas em que esteve envolvido, como o facto de ter morto um cordeiro em directo na T.V., que me fizeram ganhar-lhe uma certa aversão. Poderia ver qualquer programa, menos o dele.

    Apesar de tudo, aqui em Palma, a minha televisão só foi ligada meia dúzia de vezes em 3 anos e sempre quando vêm cá os pais do Miguel ou os meus.
    Não vejo televisão e recuso-me a ligá-la.
    O meu computador ocupa-lhe o lugar e por isso não acompanho nenhum programa, seja ele qual for.

    Assim sendo, vou dar uma espreitadela no site que recomendas para ver as receitas que há por lá! As tuas panquecas de requeijão ficaram com um óptimo aspecto e devem ficar especiais com essa calda de menta e cardamomo!


    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Olá Leonor ;) Eu lembro.me desse programa ... também gostava de o ver eh eh . Raros programas de culinária me fazem sentar no sofá a vê-los .... a internet é um mundo ! E livros? Não lhes resisto de todo!


    Bjs

    Su

    ResponderEliminar