segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bifes de porco com molho de vinho da madeira

Depois de algum tempo de ausência trago uma receita que tem feito as delícias aqui por casa ultimamente - bifes com molho de vinho da madeira.

Ofereceram-me uma garrafa, e sendo o sabor deste vinho tão peculiar imaginei que combinasse bem num prato de carne. Vasculhei algumas receitas de molhos no mundo virtual, e depois de uns minutos de estudo aventurei-me na cozinha. E a aventura fez sucesso ;)

Embora este prato acompanhe bem com batatas fritas, desta vez optei por um acompanhamento diferente: esparregado.




Ingredientes (para 2 pessoas):

*Bifes de porco com vinho da madeira:

4 bifes de porco
1 pacote de natas
1 cálice de vinho da madeira
azeite
pimenta e sal

*Esparregado

1 molho de nabiças
3 dentes de alho
azeite
farinha
leite
sal e pimenta

Modo de preparação:

*Bifes de porco com vinho da madeira:

Temperar os bifes com sal e pimenta. Aquecer o azeite numa frigideira e fritar os bifes dos dois lados. Juntar o pacote de natas e o cálice de vinho da madeira.
Deixar em lume brando até o molho engrossar um pouco.

*Esparregado

Cozer as nabiças em água temperada com sal. Após estarem cozidas reservar num escorredor para que escorra a água da cozedura. Cortar as nabiças.
Aquecer o azeite com os dentes de alho. Quando os alhos estiverem fritos retirar do azeite e colocar as nabiças. Cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos. Juntar leite e farinha alternadamente até o esparrregado obter a consistência pretendida. Eu pessoalmente gosto do esparregado com muita farinha, no entanto há quem prefira acrescentar só o suficiente.
Temperar com sal e pimenta.

Deliciem-se!

Su

1 comentário:

  1. Legal! Adorei a foto, devia estar deliciso. Não Misturo Porco com vinho Madeira. Seria desperdício do vinho e do porco (sabores fortes não se digladiam). Gosto com Coelhos, Javalis, Queixadas, língua bovina... Mas gostaria de ser menos fraco e experimentar esse prato lindo.
    Bom, não sou perfeito, sou apenas um brasileiro.

    Beijos.

    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderEliminar