quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Doce de abacaxi e hortelã

Cá por casa é muito comum fazer sumo de abacaxi com hortelã, sobretudo quando o calor aperta.

Sendo o abacaxi muito fribroso, é um sumo que acabo sempre por coar e ao longo de várias doses de sumo fui sempre guardando no congelador o que sobrava no coador. Isto sempre na perspectiva de uma dia servir para alguma coisa.

E porque não transformar em doce?



Assim foi o que fiz. Juntei ao abacaxi e hortelã resultantes do sumo , igual quantidade de açucar. Levei ao lume até começar a ter a consistência pretendida, e nessa altura juntei um pau de canela. Manti em lume brando até obter quase a consistência de doce. Após arrefecer ficou ligeiramente mais espesso e ... delicioso!

Se voltasse atrás teria adicionado menos açucar, aí sim teria ficado no ponto!

Deliciem-se!
Su


O doce depois de arrefecer ficou demasiado rijo. Podia até dizer demasiado doce não fosse eu tão gulosa! Fica a nota: adicionar menos açucar!

5 comentários:

  1. MARAVILHOSO!!! esta fantastico!! excelente ideia de ir coando e guardando...eu faço um pudim de abacaxi.... e fica tao bom..mas tb tenho de o coar!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas que bela ideia.. eu faço sempre sumo de cenoura..acho que vou usar o teu truque :D
    beijinhos (*.*)

    ResponderEliminar
  3. Isso é uma excelente ideia para aproveitar o que sobra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fantástico e bem docinho :)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  5. Tenho um livro com um doce ou geleia, nem sei de cascas de abacaxi :)
    Isto é que é aproveitar!!!
    Para mim tem açúcar a mais, embora gulosa, só ponho metade do peso da fruta ;D

    ResponderEliminar