sábado, 29 de janeiro de 2011

Nhoque de mandioca com molho de atum


No outro dia às compras , decidi trazer mandioca. Sem nenhuma receita em mente... procurei na internet algumas receitas e acabei por me decidir por fazer nhoque de mandioca.
O prato acabou por ser um pouco improvisado e inspirada em várias outras receitas. É-me díficil seguir receitas à risca ... sobretudo porque por aqui faz-se sempre tudo muito a olho.


Ingredientes:

1 mandioca com cerca de 700g
4 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
sal e pimenta
1 lata de atum grande
2 tomates grandes
1 cebola
azeite
oregãos
queijo parmesão ralado

Modo de preparação:

Para preparar o nhoque de mandioca: cortar a mandioca em pedaços, retirar a casca e cozer em água com sal. Quando a mandioca estiver cozida escorrer a água e triturar até obter uma massa.
A essa massa juntar um ovo, a farinha , sal e pimenta e a manteiga. Incorporar tudo muito bem com as mãos, até obter uma massa homogénea. (Para tornar o processo mais fácil, untar as mãos com óleo.)
De seguida fazem-se cilindros com cerca de 2/3cm de diâmetro, podendo juntar-se um pouco mais de farinha se a massa se pegar demasiado às mãos, e cortar fatias com cerca de 2 cm de grossura.
Colocar em água a ferver pequenas porções de nhoque. Quando vêm à superfície retiram-se e colocam-se a escorrer.

Para preparar o molho: picar a cebola e dourar em azeite quente. Juntar o tomate picado e o atum. Deixar cozinhar. Se necessário juntar um pouco de polpa de tomate. Temperar com sal, oregãos e pimenta.

Por fim serve-se o nhoque com o molho de atum e queijo parmesão ralado.


Deliciem-se!

Su

Sem comentários:

Enviar um comentário