segunda-feira, 30 de março de 2015

Bacalhau com broa de milho e espinafres




A receita de bacalhau com broa e espinafres é de longe a receita mais visualizada deste blog. Hoje decidi voltar a fazer e desta vez procurei adaptar à Yämmi).

Ingredientes (4 doses):

-500g de bacalhau desfiado e demolhado
- 1 cebola cortada em gomos
- 1/2 broa de milho
- 400g de espinafres (usei congelados)
- 8 dentes de alho
-azeite
-sal
-pimenta preta moída
-salsa


Modo de preparação:

- Triturar a broa juntamente com 2 dentes de alho e salsa. A broa não precisa de ficar ralada, basta que fique picada grosseiramente.


(Na Yämmi (lâmina de corte): Colocar a broa cortada em pedaços, os dentes de alho e a salsa e pressionar o turbo 3 ou 4 vezes, até a broa ficar triturada.

- Reservar a broa.

- Numa frigideira alourar a cebola e 6 dentes de alho laminados em azeite. Quando a cebola estiver mole, adicionar o bacalhau e temperar com sal e pimenta. O bacalhau estará cozinhado quando se começar a desfazer em lascas. Reservar o bacalhau num outro recipiente.

(Na Yämmi (lâmina de mistura): Colocar os alhos laminados, a cebola e o azeite. Programar 2 minutos, velocidade 1 à temperatura máxima (ST). Verificar se a cebola já está mole, caso não esteja programar mais alguns minutos. Adicionar o bacalhau, temperar com sal e pimenta e programar cerca de 7 minutos, velocidade 1 à temperatura máxima. Se necessário voltar a programar mais alguns minutos até o bacalhau estar cozinhado.)

- Na mesma frigideira onde o bacalhau foi refogado,  colocar um pouco de azeite e saltear os espinafres até ficarem cozinhados. Temperar com sal e pimenta. Depois de terminar, escorrer a água que se tiver libertado dos espinafres.

(Na Yämmi (lâmina de mistura): Retirar o refogado de bacalhau e sem lavar o copo adicionar um pouco de azeite. Programar 1 minuto, temperatura ST , velocidade 1 para aquecer um pouco o azeite. Juntar os espinafres e programar 4 minutos, velocidade 1, temperatura ST. Se necessário, programar mais uns minutos para que os espinafres fiquem bem tenros. Depois de terminar, escorrer a água que se tiver libertado dos espinafres.)

- Juntar o bacalhau aos espinafres e a metade da broa triturada e envolver bem. Se necessário rectificar o tempero com sal e pimenta.

- Colocar a mistura numa travessa e cobrir com a restante broa de milho triturada.

- Levar ao forno pré-aquecido a 180ºc , até que a broa da cobertura fique crocante.


1 comentário: