quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pãezinhos "Buttermilk"





Na estreia do leitelho na minha cozinha decidi experimentar fazer uns pãezinhos. A ideia era testar se de facto as massas ficam mesmo mais fofas do que usando leite comum. E confirma-se! A massa fica muito leve e fofa.

Estes pãezinhos são levemente salgados, um sabor parecido ao das bolachas de água e sal. Ficam óptimos ainda quentinhos barrados com manteiga.


Ingredientes:

240g de farinha de trigo fina e sem fermento
1/4 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. sopa de fermento em pó
1 c.chá de sal fino
85g de manteiga sem sal bem fria (eu usei margarina)
250ml de leitelho


Modo de preparação:

- Pré-aquecer o forno a 220ºc.
- Misturar os elementos secos (farinha, fermento, sal e o bicarbonato de sódio).
- Peneirar a mistura seca (este passo é importante! Não convém saltar.)
- Cortar a manteiga em cubinhos.
- Misturar a farinha com a manteiga até obter uma mistura grosseira. (ver imagem 1)
- Adicionar o leitelho e misturar apenas até estar bem incorporado. Evitar amassar demais a massa depois do leitelho adicionado. 
O leitelho devido à sua acidez, estimula o glúten presente na farinha e por isso, se amassarmos em demasia a massa ficará pesada.
- A massa obtida deverá ser bastante húmida, pelo que se for necessário deverá juntar-se mais leitelho para melhorar a consistência.
- Colocar a massa numa superfície muito bem enfarinhada e espalmar a massa com as mãos até ficar com 1cm de espessura. ( Não se deve utilizar o rolo da massa de modo a evitar a estimulação do glúten).
- Dobrar a massa umas 4 ou 5 vezes e voltar a espalmar até ficar com 2,5cm de espessura. 
- Cortar com um cortador redondo e dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal, com cerca de 2cm de distância entre os pãezinhos.
- Levar ao forno até que fiquem dourados.



*nota 1: a massa fica bastante húmida e difícil de trabalhar, No entanto optei por não adicionar mais farinha para garantir que ficavam mais fofinhos. 

*nota 2 : para obter pãezinhos mais crocantes eles devem cozer a uma distância de 2 a 2,5cm entre eles. Se preferirmos uns pãezinhos mais  macios, devem ser cozidos bem perto uns dos outros, com as laterais a tocarem-se,

*nota 3: depois de cortados os pãezinhos e ainda crús, podem ser congelados para cozer mais tarde. Em vez de cozer a 220ºc, devem cozer-se a 180ºc.


2 comentários:

  1. esse pãozinho quente com manteiga..o problema é que não comia só um :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehe verdade!!! Comi uns 4 logo que saíram do forno :D

      Eliminar