sexta-feira, 8 de maio de 2015

Migas de favas

Nesta época do ano, é comum o meu pai fazer favas com toucinho e chouriço. Um prato daqueles que me traz algumas recordações de infância: ir ao mercado comprar um saco bem cheio de favas e levar o resto da manhã a descascá-las. Depois chegava a altura de comê-las... e aí já não achava tanta piada.

O cabaz biológico desta semana trouxe 1 Kg de favas e assim este ingrediente entrou pela primeira vez na minha cozinha. Em vez das favas guisadas, optei por fazer algo diferente: migas de favas.



Ingredientes:

1kg de favas (depois de descascadas e sem pele ficaram reduzidas a 280g)
200g de chouriço corrente
alho em pó
4 dentes de alho laminados
azeite
200g de broa de milho ralada
sal


Modo de preparação:

- Descascar as favas e cozer em água a ferver até ficarem tenras.
- Retirar a pele às favas e reservar.
- Colocar um fio de azeite numa frigideira e adicionar o alho laminado e 2 colheres sopa de alho em pó.
- Quando o alho começar a fritar, adicionar as favas e deixar cozinhar alguns minutos.
- Adicionar o chouriço e deixar cozinhar mais uns minutos.
- Juntar a broa ralada, temperar com sal (não precisa de muito pois o chouriço já é salgado) e envolver bem com o chouriço e as favas.
- Se a mistura estiver muito seca, regar com um fio de azeite. Deixar cozinhar até a broa ficar dourada.



2 comentários:

  1. Tenho que experimentar!
    Se puder visite o meu blog e se gostar segue :)
    Beijinhos

    http://queenssecret-anaaraujo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar