quinta-feira, 9 de junho de 2016

Bolo de tâmaras, vinho do Porto e especiarias


Sou doida por tâmaras. Quando era miúda, as tâmaras só apareciam na mesa de Natal e lembro-me que eram bastante caras. Agora é tão fácil e barato de as encontrar o ano todo, que as tenho sempre na minha despensa.
Quando vou ao Martim Moniz é sempre compra obrigatória: um saco de tâmaras com caroço e blocos de pasta de tâmaras.

Por incrível que pareça nunca tinha feito nenhuma receita com tâmaras, com excepção das tâmaras enroladas em bacon. 

Ontem foi dia de testar uma receita de bolo de tâmaras, enriquecido com vinho do Porto e especiarias.


Ingredientes:

300g de tâmaras sem caroço (usei 200g de pasta de tâmara* +100g de tâmaras sem caroço)
300ml de água
1 colher de café bem cheia de canela
1 colher de café bem cheia de gengibre em pó
1 cálice generoso de vinho do Porto
150g de margarina com sabor a manteiga
300g de farinha (usei T55)
1 colher de chá de fermento
180g de açúcar amarelo
4 ovos

Modo de preparação:

- Ferver a água e deitar sobre as tâmaras. Reservar.
- Misturar bem a margarina com o açúcar até obter uma mistura cremosa.
- Adicionar os ovos um a um.
- Juntar o cálice de vinho do Porto e as especiarias.
- Adicionar a farinha a pouco e pouco.
- Reduzir as tâmaras e a água a puré. O puré não precisa de ficar perfeitamente triturado, eu deixei alguns pedaços de tâmaras inteiros.
- Incorporar este puré na massa do bolo.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido.


*pasta de tâmaras



2 comentários:

  1. Eu gosto muito de tâmaras e adoro bolos que levem vinho do porto, ficam sempre com um sabor muito agradável! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não sou a maior fã, mas a combinação de sabores desse bolinho parece tão distinta que acho que ia adorar :D

    ResponderEliminar