sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Sopa de feijão - receita Bimby TM5

Com a época do chá abre também a época das sopas quentes e mais "pesadas".

A sopa de feijão é das minha preferidas. Quando era miúda comia (imaginem!) carcaças recheadas com sopa de feijão, e logo eu que que era daquelas pestes malvadas para comer. Regra geral, a minha mãe tinha de inventar mil jogos para eu comer 5 colheres de sopa. 5 colheres de sopa era o meu melhor, a menos que a sopa fosse de feijão ou de ovo e hortelã.

Embora adore cozinhar, sou o maior fracasso a fazer sopas. Posso fazer um souflé ou outra receita qualquer com um nome pomposo em francês, mas sopa??? São quase sempre um fiasco.
Desde que tenho robots de cozinha (primeiro a Yammi e agora a Bimby) é que comecei a fazer sopas com algum sucesso. Daquelas que não ficam a estragar no frigorífico.

Desta vez experimentei então a sopa de feijão!


Ingredientes:
130g de cebola em pedaços
2 dentes de alho
250g de batata doce em pedaços
70g de abóbora em pedaços
150g de cenoura em rodelas
100g de alho-francês em rodelas
1 lata grande de feijão encarnado cozido escorrido
120g de courgette
900g de água
azeite
sal

Modo de preparação:
- Colocar a cebola, o alho, a batata doce, a abóbora, a cenoura, o alho-francês, a courgette e metade do feijão no copo. 
- Adicionar a água e temperar com sal.
- Programar 30min./120ºc/vel.1.
- Triturar 1min./vel.3-5-7 sucessivamente.
- Rectificar o tempero e juntar mais água se necessário. Adicionar um fio de azeite.
- Adicionar o restante feijão e programar 10seg./vel.2, lâmina inversa.

2 comentários:

  1. Bem quentinha num dia frio, que riqueza! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo comer sopa com feijão, mas não de feijão! Nunca me ocorreu rechear carcaças com tal coisa, que engraçado :D Ficou muito cremosa, a sopinha :)

    ResponderEliminar