segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Polvo à lagareiro - Bimby TM5

Adoro pratos com polvo (polvo à lagareiro, arroz de polvo, salada de polvo, feijoada de polvo...) mas conto pelos dedos as vezes que cozi polvo em casa. É quase sempre uma aventura.

Cresci a comer bons pratos de polvo, mas também cresci a ouvir uma série de coisas sobre a cozedura (faziam parecer a coisa mais difícil e engenhosa duma cozinha):
"Ah tens de congelar antes de cozer" , "Não podes pôr sal senão fica rijo" , "Coze sem água , só com uma cebola" , "Cozer sem água??? Coze mazé com o polvo coberto de água" ....

O primeiro polvo que cozinhei em casa era um autêntico monstro com mais de 6 Kg. Nesse dia estreei também a panela de pressão... ou pelo menos tentei porque o "pipo" desapareceu. Acabou por cozer na panela mas sem pressão... levou horaaaaas. Mas no fim o resultado foi bom!

Depois o "pipo" voltou a aparecer e aí sim, estreei a panela de pressão devidamente. E em pouco tempo o polvo estava bem cozido.

Recentemente adquiri um trem de cozinha da Silampos e uma das coisas que trazia era um panela de pressão mas numa versão toda xpto. Toda cheia de botões e afins.
Para estreá-la? Novamente polvo!

E correu tãoo mal! Como é óbvio ignorei o livro de instruções (caramba era só uma panela!) e segui logo para o fogão.
Foi o drama... o horror!
Algures a meio da cozedura decidi experimentar um botão.... mesmo em cheio.... o botão para libertar o vapor.
O meu fogão transformou-se num chafariz de água roxa e com cheiro a polvo. Foi chão, foi bancada , foi exaustor, foi fogão , fui eu ... tudo roxo e encharcado.
No fim o polvo ficou cozido...demais!



Entretanto passaram alguns meses e como tinha um vale de desconto para polvo e uma memória fraca, voltei a experimentar , desta vez na Bimby.
Cozi o polvo a vapor e foi surpreendentemente rápido e fácil. A partir de agora, acho que as panelas de pressão ficam arrumadas e os pratos de polvo vão ser mais comuns cá por casa.




Para cozer o polvo :

500g de água
1 polvo pequeno (cerca de 1kg)
sal

 - Colocar o polvo (coloquei inteiro) na varoma e a água e sal no copo.
- Programar 60 min./varoma /vel.2.
- No tabuleiro de cima podem-se colocar batatas.

Ao fim dos 60 minutos, colocar as batatas e o polvo numa travessa, regar com azeite e temperar com alho, louro e sal. Vai ao forno cerca de 20 minutos a 180ºc.

Um dos meus pratos favoritos e com muito pouco trabalho!






7 comentários:

  1. Eu tenho pavor de panelas de pressão! Tenho uma mas só usei duas ou três vezes. Como sempre o polvo no tacho mas também já cozi na Bimby só que dentro do copo. Tenho de experimentar assim a vapor pois deve ficar ainda melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha, para a próxima que fizer polvo, vou fazer assim na Bimby
    É que eu também não tenho boa experiência com a panela de pressão, também já me sujou tudo, que nervos........
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. adoro polvo a lagareiro na bimby por acaso nunca fiz, mas tenho que experimentar.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Bem, tem sido difícil! Até fiquei com medo, acho que nem tão cedo vou cozer polvo :P Realmente é uma coisa um pouco melindrosa, com a usa tendência para ficar melado, duro ou salgado!
    Nem quero imaginar esse chafariz de água de polvo, eu passava-me :P Só de pensar em limpar tudo :P
    Mas felizmente há a bimby para este tipo de coisas, que suaviza bastante o procedimento! Eu tenho uma yammi, afinal pode ser que experimente :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta com a Yammi ! É tão mais fácil :)

      Eliminar
  5. O polvo na varoma estava congelado ou descongelou antes?
    Obrigada.

    ResponderEliminar