quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Manteiga de amendoim - Bimby Tm5

Cá em casa se há coisa que nunca falta é um boião de manteiga de amendoim ou de outro fruto seco (geralmente caju ou amêndoa).
É tão simples e rápido de fazer que quase parece batota.:P Uma alternativa bem mais barata e saudável do que as manteigas de compra.

Ingredientes:

300g de amendoim ao natural , descascado e torrado
1 pitada de flor de sal
1 c.sobremesa de óleo de amendoim (opcional. Ajuda a tornar a manteiga mais cremosa)

Modo de preparação: 

- Colocar os amendoins no copo e pulverizar 10 segundos / vel. 9 .Repetir este passo até obter uma farinha sem pedaços.
- Adicionar o óleo (opcional) e uma pitada de flor de sal.
- Triturar 20 seg. /vel. 7.
- Baixar o que ficou agarrado às paredes do copo e repetir o passo anterior até a manteiga ficar com a consistência pretendida.

Esta receita podem ser feita também com amêndoas ou caju.


4 comentários:

  1. Eu também faço sempre! Aliás, é algo que nunca pode faltar! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro, mas costumo usar a natural de compra. Sou tão viciada nisso que de momento tenho uns 4 pacotes em casa, 3 deles de 1kg, e vêm mais dois a caminho :P
    Mas a tua caseira parece ficar mesmo cremosa. Tenho de fazer qualquer dia, para adicionar uns ingredientes ao meu gosto!

    ResponderEliminar
  3. bom dia! durante quanto tempo se conserva esta manteiga? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A manteiga de amendoim dura bastante tempo. Já me esqueci de um frasco na despensa cerca de 3 meses e ainda estava óptimo para consumo. É importante que os frutos secos sejam torrados antes para fazer a manteiga para aumentar a durabilidade. As manteigas de caju e amêndoa tenho guardado no frigorifico e como faço em menor quantidade nunca levo mais de uma semana a consumir

      Eliminar