quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Muffins de muesli e frutos vermelhos




Há algum tempo que tinha um resto de muesli na despensa. Como já estava a ficar um bocado mole, para comer só com leite já não apetecia muito... e assim foram ficando para trás.... 250g de muesli renegado na despensa.

Como não gosto de desperdiçar comida lembrei-me de aproveitar o muesli para fazer muffins.
O muesli para além dos cereais, tinha também fruta seca, flocos cobertos de chocolate e morango desidratado.

Para além do muesli tinha também manteiga com iogurte para gastar. Surgiu recentemente no pingo doce, e eu claro não resisti e tive de trazer para experimentar. Confesso que não fiquei muito fã.
Gostei do sabor da manteiga em si, mas mesmo eu que consumo muito pouco sal na comida, achei que lhe faltava um toque salgado. Como não ia mesmo usar no dia-a-dia, aproveitei esta receita para gastá-la.


Ingredientes: 

225g de farinha de trigo T55 sem fermento 
75g de farinha de amêndoa
1 c.chá fermento
1 pitada de sal
100g de açúcar amarelo (os mais gulosos podem aumentar a quantidade de açúcar)
2 ovos
100g de manteiga com iogurte derretida
1 chávena de frutos vermelhos (usei morangos, mirtilos, amoras e framboesas)
150g de muesli
250g leite (usei bebida de arroz)


Modo de preparação:

- Misturar bem o açúcar com os ovos até obter uma mistura cremosa.
- Adicionar o leite e a manteiga e misturar bem.
- Juntar as farinhas, uma pitada de sal e o fermento. 
- Adicionar os frutos vermelhos e o muesli e envolver cuidadosamente.
- Distribuir a massa por formas de cupcake ou colocar numa forma de bolo inglês.
- Levar ao forno pré-aquecido 180ºc até estarem bem cozidos por dentro.

(Rendeu 12 cupcakes e 1 bolo pequeno)



3 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar de manteiga com iogurte! Gostava de experimentar! Se bem que tenho a certeza que também não me ia conquistar pois como a minha manteiga açoriana não há! Gostei muito dos muffins! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi interessante para experimentar, mas também não me conquistou cá em casa só como dois tipos de manteiga : dos Açores que para mim também é a melhor de todas e manteiga com flor de sal do Algarve.
      Esta de manteiga é tão insonsa ... :(

      Eliminar
  2. Uma boa solução para os restinhos, acho que todos temos aquele pedacinho de muesli/granola do fim do pacote já amolecido e que ninguém come!
    Já ouvi falar da manteiga mas nunca experimentei, é pena que não seja grande coisa porque tinha potencial :)

    ResponderEliminar